Vida saudável: estes 3 alimentos vão mudar sua alimentação!

A procura por uma vida mais saudável aumentou consideravelmente durante a pandemia. Se você busca por isso, é impossível fugir de duas coisas: alimentação regrada e exercícios físicos.


Nos últimos anos, diversos brasileiros começaram a procurar por alternativas para melhorar a sua alimentação com alimentos menos processados, mais naturais e benéficos para o organismo.


Em 2020, o estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, creditou esse comportamento, principalmente, à questão de as pessoas, por ficarem mais em casa, terem começado a preparar com mais frequência a própria comida. Nas redes sociais, não foram poucas as imagens de pessoas fazendo pão pela primeira vez, testando uma nova receita, ou até se arriscando em pratos diferentes da sua cultura.


Sabe-se que uma alimentação mais saudável garante, não apenas uma melhora do bem-estar e maior qualidade de vida, mas também diminui consideravelmente os riscos de se tornar um portador de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e obesidade.


Por isso, a escolha por alimentos mais naturais é capaz de gerar, não somente uma vida saudável, mas proporcionar mais sabor e prazer durante as refeições. Dessa forma, você consegue variar o seu cardápio e conhecer novas preparações nutritivas para incluir no seu dia a dia. Continue a leitura para saber como!


3 alimentos que ajudam a tornar a sua vida mais saudável


Muitos dos alimentos que são responsáveis pela melhora do bem estar são fáceis de encontrar e tranquilos de adicionar no seu dia a dia. Confira abaixo!


Azeite de oliva extra virgem


Um dos alimentos mais completos, o azeite de oliva extra virgem coleciona benefícios para melhorar seu quadro de saúde e também adicionar sabor nas suas preparações. Considerada uma gordura boa, ele auxilia a reduzir o colesterol e também na prevenção da obesidade.


Por ser extra virgem esse óleo possui atividades anti-inflamatórias, auxiliando na diminuição das dores por conta do seu efeito dentro do organismo. Além disso, é uma ótima opção para pessoas com diabetes tipo 2, pois auxilia na sensibilidade à insulina. Se esse é um assunto do seu interesse, não deixe de comentar nesse post para, em breve, trazermos um conteúdo para te ajudar a entender melhor sobre isso.


Continuando, o azeite de oliva atua positivamente no colesterol devido a sua riqueza em ômega 9, uma gordura monoinsaturada que ajuda a controlar os triglicerídeos, reduzir o colesterol considerado ruim e aumentar o bom.


Entre as inúmeras formas que ele pode estar presente na alimentação, algumas são como temperos para saladas ou, também, como ingrediente principal, como é o caso das famosas bruschettas, uma opção fácil, prática e saborosa de lanche. Temos uma receita simples para você fazer a sua aí na sua casa, confira ela logo abaixo. Na elaboração foi utilizado o azeite Prosperato Exclusivo Koroneiki!

Os azeites de oliva extra virgem Prosperato são uma ótima forma de transformar as suas refeições numa verdadeira experiência gastronômica, além de serem garantia de ter uma alimentação mais adequada.


Feitos com azeitonas colhidas em espaço próprio, o padrão de qualidade é constantemente monitorado para sempre estar se destacando e levando o que há de melhor para os seus consumidores, além de possuírem também diversas versões para os mais diferentes paladares. Possuir mais de 120 prêmios e se consagrar com o azeite de oliva mais premiado do Brasil atestam isso.



Além disso, por ser um azeite extra virgem mais fresco e próximo do consumidor, as suas qualidades benéficas para a saúde são conservadas em totalidade para levar o melhor do sabor que você só encontra no Prosperato com o melhor da qualidade de vida!


Para uma alimentação saudável, tenha Prosperato como aliado na construção de sabor. É MUITO difícil manter uma alimentação constante quando não há sabor nos alimentos. A forma como é preparado e os ingredientes são de suma importância para que haja constância.



Não deixe de conferir a nossa loja online para conhecer os nossos produtos disponíveis e com entrega diretamente para o conforto do seu lar. E se você gostou de mais conteúdos como esse acompanhe a nossa página no Instagram, lá trazemos novidades, dicas de preparações utilizando o azeite de oliva extra virgem e diversas informações sobre uma vida mais saudável e com maior qualidade.




Brócolis


Presente nas mais diversas preparações, o brócolis é um alimento extremamente nutritivo e uma boa fonte de proteínas e cálcio para pessoas vegetarianas ou veganas. Além disso, por possuir vitamina K, ácido fólico e magnésio, ele auxilia na função cerebral, colaborando na memorização e raciocínio.


Também é um ótimo aliado do nosso sistema imune por possuir diversas vitaminas e nutrientes na sua composição, favorecendo no controle dos resfriados e gripes comuns em épocas de frio.


Feijão preto


O feijão preto é um alimento rico em ferro e também fonte de proteína, sendo recomendado principalmente para pessoas que não fazem o consumo de carnes ou outros alimentos animais. Também auxilia no bom funcionamento do coração, prevenindo doenças coronárias e cardiovasculares, além de ser fonte de vitaminas como a B1, vitamina E e zinco.


A melhor forma de preparar o feijão é consumir junto de um alimento fonte de vitamina C, pois melhora a absorção de ferro dentro do organismo e também, antes de realizar seu cozimento, deixar de molho por cerca de 8 horas para diminuir ao máximo os antinutrientes presentes, aproveitando ao máximo do que ele pode oferecer para o seu organismo.


Principais benefícios de uma vida mais saudável

Segundo pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2018, cerca de 75% dos brasileiros possuem algum tipo de doença crônica não transmissível, que pode ser controlada com a criação de hábitos alimentares mais adequados para uma vida saudável.


Além disso, novos hábitos também são capazes de gerar um maior bem-estar não somente para a parte fisiológica do nosso organismo, mas mental e física ao tornar o nosso corpo muito mais ativo.


Colocar o corpo em movimento, por exemplo, ajuda a liberar as famosas endorfinas, um hormônio responsável por melhorar a resposta imunológica e aumentar a sensação de felicidade.


Mas não somente a endorfina é liberada com a prática de exercício físico. A dopamina, também incluída nos hormônios da felicidade, estimula a sensação de prazer, auxiliando quadros de depressão e ansiedade. Assim, sua vida fica muito mais saudável já que ambas também ajudam na regulação do sono, melhorando a sua disposição.


Para encerrar, comer corretamente é a forma mais fácil de melhorar a sua saúde, porém, o que muitas vezes falta para as pessoas é informação de qualidade. Não precisamos utilizar produtos alimentícios com embalagens que usam chamadas como “mais saudável” ou “natural”, mas sim fazer escolhas certas, com aquele antigo pensamento: desembalando menos e descascando mais.


Se esse post foi útil para você, não deixe de comentar!



Posts Em Destaque