Pode cozinhar com azeite de oliva?
Cozinhar com azeite de oliva faz com que ele perca seus benefícios para a saúde? Essa é uma dúvida bastante frequente no universo culinário.
O azeite de oliva extra virgem é famoso pelos seus agentes antioxidantes e alta quantidade de ácidos graxos monoinsaturados – responsáveis pelo controle do colesterol. Por isso, cada vez mais prioriza-se a sua utilização na rotina alimentar. Visando garantir não apenas os seus benefícios para uma melhor qualidade de vida, mas também seu sabor único, capaz de ressaltar o sabor dos alimentos.
E, afinal, será que cozinhar com o azeite de oliva extra virgem realmente é uma boa opção para quem busca os benefícios no também conhecido “ouro líquido”? De antemão já respondemos: SIM!
Este artigo vai te ajudar a descobrir o porquê, siga lendo para saber!
Azeite de oliva extra virgem: conheça os principais benefícios
O consumo de azeite de oliva extra virgem é a base da Dieta do Mediterrâneo, conduta alimentar mais indicada para quem busca a prevenção de doenças cardiovasculares.
Além de não se utilizar nenhum produto químico em seu processo de elaboração, o azeite de oliva extra virgem possui mais benefícios à saúde por ser obtido de azeitonas colhidas num ponto de maturação mais verde, o que resulta numa maior preservação de polifenóis (antioxidantes).
Devido a isso, os benefícios para a saúde como redução do LDL (colesterol ruim), controle da glicemia para pessoas que sofrem com Diabetes tipo 2, auxílio na prevenção da obesidade e doença de Alzheimer, são garantidos.
Os azeites de oliva extra virgem Prosperato, por exemplo, passam por cuidadosos processos em sua elaboração. O maior destaque fica para o campo, onde cada oliveira é observada e cuidada em todos os momentos do seu ciclo anual de produção. Chegada a época de safra, as azeitonas são colhidas ainda verdes e transportadas rapidamente ao lagar, onde passam por processos mecânicos de extração à frio. São esses cuidados que resultam numa maior preservação do aroma, sabor e antioxidantes (polifenóis).
Cozinhando com azeite de oliva extra virgem
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bloomberg em 2019, a Espanha é o país mais saudável do mundo, seguida pela Itália. E o que ambos os países possuem em comum? O alto consumo de azeite de oliva extra virgem em toda sua alimentação, não apenas como tempero na salada. Inclusive, Espanha e Itália consomem de 10 a 12 Litros per capita/ano de azeite de oliva!
Além disso, desde 2017, a Espanha foi o país com a maior redução dos índices de obesidade do mundo! E o fator principal para poder proporcionar isso não é apenas uma vida menos sedentária, mas uma alimentação mais saudável com o mínimo de produtos industrializados e refinados.
Um fator importante a ser observado é que a utilização do azeite de oliva extra virgem para a preparação de pratos deve ser exclusiva, sem a utilização de manteiga, margarina ou outros óleos animais e vegetais.
Posso cozinhar ou fritar com azeite de oliva?
Em um estudo publicado pela International Journal of Nutrology em 2015, mostrou que o azeite de oliva extra virgem não gera a formação de substâncias tóxicas e ainda é capaz de manter 80% das suas substâncias antioxidantes mesmo sob altas temperaturas. Concluiu-se também que ele necessita atingir a temperatura de 180ºC para iniciar, de fato, iniciar a perda dos seus agentes antioxidantes.
Mas fique tranquilo: a temperatura média que os alimentos atingem durante o período de cocção é de 120ºC. Então sim, você pode cozinhar com azeite de oliva extra virgem e ainda aproveitar dos benefícios que ele tem para a sua saúde!
“E pode fritar?” Essa dúvida também é bastante comum. Apesar da degradação física e química que ocorre durante a fritura ou aquecimento dos alimentos, a utilização do azeite de oliva extra virgem no lugar dos tradicionais óleos vegetais é ainda mais benéfica, sem gerar nenhum tipo de substância tóxica ao organismo.
A dieta mediterrânea como aliada para a saúde
Se baseando na ingestão de alimentos frescos como azeite, frutas, legumes e cereais, a dieta mediterrânea é tradicional nos países com melhores índices de saúde e redução da obesidade pelo mundo!
O azeite de oliva extra virgem é um dos ingredientes principais para quem busca esse tipo de alimentação, por não passar por nenhum processo de refinamento e apresentar vários compostos fenólicos benéficos para a saúde e bem estar.
Algumas dicas para quem pretende iniciar ou conhecer melhor dessa conduta alimentar são:
Evite produtos industrializados: alimentos embutidos como presunto e salsichas devem ser evitados. Inclua o máximo possível de alimentos naturais e preparações caseiras, como arroz integral, legumes e frutas;
Utilize azeite de oliva extra virgem nas suas preparações: use tanto para grelhar carnes ou peixes, finalizar pratos ou temperar saladas. Uma ótima opção são os azeites da Prosperato, com o sabor na medida certa para ressaltar ainda mais o gosto da sua preparação.
Dê preferência a alimentos integrais: eles são a principal fonte de fibras de uma boa alimentação, além de ajudarem no funcionamento do organismo, na redução da glicemia e na absorção de gorduras.
Você encontra os azeites de oliva extra virgem Prosperato clicando no botão abaixo, no nosso Empório Online!
Comments